sábado, 18 de dezembro de 2010

Mapa topográfico da Lua, criado pelo Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA (LRO)

As informações da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, lançada a 18 de Junho de 2009, têm sido determinantes para um melhor conhecimento da Lua e da sua complexa paisagem de crateras. Foi possível criar o mapa topográfico mais preciso e completo da Lua.

Mapa topográfico LOLA, centrado no local de pouso da Apollo 15, destacando os montes Apeninos e Cáucaso (áreas vermelhas são as mais altas e as mais baixas a azul) - Crédito: NASA / GSFC / MIT / SVS

Os dados colhidos neste ano pelo Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA), a bordo da LRO, permitiram elaborar mapas digitais de elevação e do solo, uma referência fundamental para as futuras missões de exploração científica e humana.
O vídeo mostra como o instrumento LOLA mede as elevações do nosso satélite. Envia um conjunto de cinco impulsos de laser para a superfície lunar, e calcula a distância e a elevação medindo o tempo que os impulsos demoram a retornar.


Os novos mapas LOLA são mais precisos e mais completos da superfície lunar. De acordo com os cientistas, os dados de LOLA também permitam definir a iluminação ambiente actual e histórica sobre a Lua, importante para descobrir áreas na sombra há muito tempo. Estes lugares, geralmente crateras profundas perto dos pólos lunares, actuam como armazéns de frio, e são capazes de acumular e preservar material volátil como água gelada.
Fonte: NASA

Sem comentários: