sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Descoberto um dinossáurio com bico de pato e crista, em Espanha

Em Ares (Huesca), Aragão em Espanha, foi encontrado um dinossáurio com bico de pato, um hadrosaurio, cujos antepassados conseguiram chegar à Europa, vindos da Ásia.
De acordo com os investigadores, trata-se de uma nova espécie de dinossáurio que viveu há 66 milhões de anos e que tinha uma crista na cabeça. Foi-lhe dado o nome científico de 'Blasisaurus canudoi'.

Hadrosaurio do Cretáceo (reprodução artística) - Crédito: Charles R. Knight (wikipédia)

O Blasisaurus era um dinossáurio pequeno, do tamanho de uma vaca grande, com 500 Kg de peso. As suas mandíbulas tinham centenas de dentes, de modo que podia mastigar as plantas mais duras. A crista permitia produzir sons que ele utilizava para atrair fêmeas, na época de reprodução, ou emitir avisos sobre perigos.
Este hadrosaurio foi descoberto na mesma região onde se encontrou, o ano passado, outro hadrosaurio, o 'Arenysaurus ardevoli', da mesma época e também com crista, como os naturais da Ásia. A presença destas espécies na Península Ibérica faz pensar que a vida na Europa não evoluiu isolada do resto do mundo, durante o período Cretáceo. Para os investigadores, "A única explicação é que houve flutuações no nível do mar que criaram pontes e permitiram que os dinossáurios asiáticos chegassem à Europa. Quer dizer que houve migrações no final deste período, contrariando o que se supunha até agora em relação a uma evolução endémica nos continentes".
Junto aos restos do Blasisaurus foram encontrados outros fósseis de peixes, tartarugas, crocodilos e alguns invertebrados, o que permite recriar a comunidade existente, possivelmente uma zona com muita água, como a foz de um grande rio.
A descoberta dos fósseis foi publicada na revista 'Canadian Journal of Earth Science'.
Mais informações em El Mundo.es

Sem comentários: