quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cientistas da NASA encontraram uma "forma de vida estranha" na Terra

Foi mesmo no nosso planeta Terra que os cientistas descobriram uma espécie de vida estranha, uma bactéria que pode viver e crescer inteiramente com um veneno, arsénio (em vez do habitual fósforo). Esta bactéria, GFAJ-1, foi encontrada no lago Mono da Califórnia e é um membro da família Halomonadaceae das Proteobactérias.

Lago Mono, onde foi descoberta a bactéria, tem uma das maiores concentrações de arsénio natural na Terra
Fonte: wikipédia

De acordo com as experiências realizadas em laboratório, GFAJ-1 substituiu o fósforo pelo arsénio, nas suas biomoléculas fundamentais, incluindo o DNA.
Esta pesquisa mostra, pela primeira vez, um microrganismo capaz de usar um produto químico tóxico para sustentar o crescimento e a vida. É uma forma de "vida diferente" daquela vida conhecida da Terra, considerada única até agora ( fósforo, carbono, hidrogénio, oxigénio, nitrogénio e enxofre tomam parte nas funções vitais). (ver vídeo sobre a descoberta).
Segundo os cientistas, esta descoberta que ocorre numa bactéria naturalmente expande o limite da pesquisa da vida para fora da Terra, podendo ser um contributo importante para o programa de Astrobiologia da agência espacial americana, pois sugere que os requisitos básicos para a construção da vida são mais flexíveis do que se pensava.
Fontes: Universe Today / Science / EurekAlert / NASA / Nature

Link relacionado:
Bactérias que comem arsénio podem levar a NASA a descobrir vida noutros planetas

Sem comentários: