terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dinossáurios, considerados carnívoros, na realidade podem ter sido herbívoros

Tyrannosaurus rex e Velociraptor podem ter sido predadores carnívoros terríveis, mas segundo um novo estudo, muitos dos seus parentes mais próximos eram vegetarianos.
Os fósseis normalmente não fornecem provas concretas da dieta do animal como seria, por exemplo, o conteúdo do estomago. Por isso a maioria dos parentes mais próximos do T.rex armados com grandes dentes, todos pertencentes ao grupo dos Terópodes, foram considerados comedores de carne, caçavam para se alimentar, especialmente os antepassados mais próximos das aves . No entanto, na última década foram descobertos algumas espécies de terópodes com evidências de uma dieta predominantemente vegetal, como os gastrolitos ou pedras no estomago, usadas para ajudar na trituração das plantas depois de ingeridas.
Fonte da imagem (composição): wikipédia

Os paleontólogos americanos Lindsay Zanno e Peter Makovicky, do Field Museum de Chicago,  analisaram as características anatómicas das 90 espécies de Coelurosauria, um subgrupo dos Terópodes, que inclui o T. rex. e concluiram com base em análises estatísticas que o regime alimentar de muitos dinossáurios terópodes era constituído por plantas, contrariando a opinião da maioria dos paleontólogos.
Na sua pesquisa descobriram 21 traços que foram estatisticamente relacionados ao vegetarianismo, inclusive um pescoço comprido (o que ajudou a pastar de forma mais eficiente), um bico sem dentes, e uma mistura de tipos de dentes, que incluia aqueles adequados à trituração de vegetais e para cortar carne. Para Lindsay Zanno, "Grande parte dos terópodes estava claramente adaptada a uma vida de predador mas, em certo momento da evolução até as aves, estes dinossáurios se tornaram herbívoros".
Das 90 espécies coelurosauria que os pesquisadores estudaram, 44 foram considerados herbívoros. Tyrannosaurus rex e Velociraptor constituem mais uma excepção do que uma regra, na evolução dos dinossáurios terópodes.
O estudo foi publicado no períodico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
Mais informações aqui e aqui.

Sem comentários: