domingo, 5 de dezembro de 2010

Encontraram bactérias fósseis únicas no mundo, em Cantabria

Uma equipa de investigadores espanhóis descobriu rochas de origem biológica, na gruta de El Soplao, na Cantabria, Espanha.
São rochas conhecidas como estromatolitos formadas por bactérias, cem vezes mais pequenas que um cabelo, e que são consideradas os seres vivos mais antigos que habitaram o planeta.
 O mais espantoso desta descoberta é que as bactérias foram encontradas fossilizadas onde morreram, presas no interior da rocha que elas criaram. Têm um milhão de anos e conservaram toda a sua parede celular em perfeitas condições. Constituem, por isso, um valioso contributo para o conhecimento dos primeiros momentos da vida na Terra primitiva. 

Estromatolitos ou "almofadas de pedra" - Fonte: wikipédia

Já se sabia que estas bactérias primitivas, que colonizaram toda a Terra há cerca de 2.000 milhões de anos, viviam na água e realizavam a fotossíntese à custa da luz solar, como as plantas. Para isso absorviam o dióxido de carbono da atmosfera e libertavam o oxigénio, ajudando a criar a atmosfera do nosso planeta.
No entanto, de acordo com os investigadores, nesta gruta não se passou assim, dado que não havia luz nem alimentos. No estudo publicado na revista Geology, eles explicam que estas bactérias encontradas oxidavam o manganésio da água, libertando o dióxido de manganésio. E deste modo geravam a energia que necessitavam para viver, embora não se saiba bem como o conseguiam. Ficaram conservadas no dióxido de manganésio que elas próprias fabricaram e as ajudou a preservar.
Os primeiros estromatolitos conhecidos têm 3.500 milhões de anos.
Fonte: El Mundo.es

1 comentário:

José Pestana disse...

Um milhão de anos!!!!! Em escala numérica? Talvez de base mil, não?