quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A nave espacial Odyssey da NASA bate o recorde de permanência na órbita de Marte

A Odyssey (Odisseia) orbita Marte desde 24 de Outubro de 2001. Ontem, 15 de Dezembro de 2010, o seu 3.340 dia após a chegada, ela bateu o recorde de longevidade no Planeta Vermelho, ultrapassando a nave espacial sua antecessora, o Mars Global Surveyor, que permaneceu em órbita de Marte, de 11 de Setembro de 1997 até 2 de Novembro de 2006.

Ares Vallis, imagem obtida pela nave Mars Odyssey, onde as bordas rochosas elevadas das crateras de impacto desviaram as inundações e protegeram o solo contra a erosão (solo marciano mais elevado atrás das crateras)

Mars Odyssey fez sua descoberta mais famosa - prova de água gelada abundante logo abaixo da superfície seca de Marte - durante seus primeiros meses, e terminou a sua missão científica de controlar os níveis de radiação em torno de Marte para auxiliar o planejamento de futuras missões humanas. Para além disso, permitiu construir os mapas de alta resolução, cobrindo praticamente todo o planeta.
Segundo a NASA, a nave Odyssey irá continuar o seu próprio trabalho científico e o seu serviço de retransmissão para a missão Mars Exploration Rover (Spirit e Opportunity). Se for necessário, os controladores irão ajustar a órbita da Odisseia, para que o veículo espacial esteja  numa posição favorável como elo de comunicação durante a "aterragem" do novo robô marciano da NASA, o Curiosity (Curiosidade), em Agosto 2012.
Vídeo com algumas das melhores imagens de Marte, obtidas pela Odyssey.



Fonte: NASA

Sem comentários: