O evento será visível, na totalidade, a partir da América do Norte, Groenlândia e Islândia. Os observadores da Europa Ocidental, incluindo Portugal, vão ver as fases iniciais do eclipse da lua antes dela desaparecer no horizonte (moonset), por volta das 6.30 horas, enquanto que na Ásia ocidental irão ver as fases finais, depois da Lua nascer (moonrise). O eclipse dura cerca de 72 minutos (veja aqui o calendário global para este eclipse).
Crédito: NASA
O eclipse total da Lua surge quando ela, em fase de Lua Cheia, atravessa totalmente o cone de sombra da Terra, quando esta bloqueia totalmente a luz solar que não ilumina a Lua.
Crédito: NASA
Se apenas uma parte da Lua atravessa o cone de sombra da Terra, há um eclipse parcial. Também é possível ter um eclipse quando a Lua atravessa apenas a penumbra da Terra. Neste caso a aparência do nosso satélite é diferente.
Se preferir ver o eclipse através da Internet, a NASA oferece-lhe uma oportunidade, transmitindo o eclipse ao vivo online, em 20 de Dezembro, nesta página. A câmara está montada na NASA Marshall Space Flight Center em Huntsville, Alabama.
Fonte NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário