quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sombra do robô Opportunity na cratera Endeavour, em Marte

Robô Opportunity na cratera Endeavour, em Marte - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell/Arizona State Univ.

Imagem da grande bacia interior da cratera Endeavour, em Marte, captada pelo Mars Exploration Rover Opportunity, da NASA, e onde ele registou também a própria sombra.
A foto foi tirada com a sua câmara panorâmica, com o Opportunity na borda ocidental da cratera e apontando para leste. O robô tem estudado esta gigantesca cratera, de 22 quilómetros de diâmetro, desde que aqui chegou, em Agosto de 2011.
A visão do robô é um mosaico de várias imagens obtidas através de diferentes filtros, quase todas registadas no final do dia, em 9 de Março de 2012, enquanto o robô, que é movido a energia solar, passava o inverno marciano no afloramento de Haven Greeley, na borda ocidental da cratera Endeavour, para preservar a sua energia. Actualmente o Opportunity já voltou a mover-se e está a investigar o rastro de poeira marciana levada pelo vento, perto do seu refúgio de inverno.
O mosaico, em cor falsa (cor aqua), salienta melhor os diferentes materiais mais fáceis de ver, como acontece com as ondulações de areia e dunas escuras no chão da cratera e que se notam na imagem.
Fonte: NASA

Sem comentários: