terça-feira, 1 de maio de 2012

Koala foi classificado espécie vulnerável na Austrália

Koala, marsupial endémico da Austrália, foi classificado de "vulnerável" em algumas regiões do país - Fonte: wikipédia

O governo australiano anunciou, nesta segunda-feira (30 de Abril), que as populações de koalas (Phascolarctos cinereus) das províncias de Nova Gales do Sul, Queensland e da região em redor da capital, Camberra, serão incluídas na lista nacional de espécies ameaçadas.
Os koalas dessas regiões australianas foram classificados como espécies a proteger “vulneráveis”, uma categoria inferior à categoria “em perigo”, segundo a lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). A sua sobrevivência está ameaçada pela urbanização, atropelamentos ou doenças.
Os defensores do Koala saudaram a decisão do governo listar o pequeno marsupial como vulnerável nalgumas partes do país, mas mostram-se preocupados por terem sido excluídos outros estados, como Victória e Austrália do Sul. Mesmo assim, consideram que é um grande passo para a protecção urgente do koala, um dos animais simbólicos da Austrália.

Distribuição do koala na Austrália, de acordo com a UICN (áreas acastanhadas). A coloração mais rosa (à esquerda) marca as regiões onde foi introduzido. Os koalas estão presentes em quatro estados australianos: Queensland, Nova Gales do Sul, Australia Sul e Victoria, sobretudo no sul e regiões costeiras orientais. Podem, também, ser encontrados mais para o interior, onde o clima possa suportar florestas e matas com eucaliptos, de que se alimentam quase exclusivamente - Fonte: wikipédia

Actualmente, o habitat do koala está a ficar cada vez mais reduzido nas regiões mais populosas do país, a urbanização tornou-se uma grande ameaça dos simpáticos marsupiais. Supõe-se que deverão existir apenas 40.000 koalas em estado selvagem, mas eram vários milhões antes da chegada dos colonos britânicos, no século 18. Começaram por ser perseguidos e caçados aos milhares, nos anos de 1920, o que provocou uma grande redução das suas populações, sobretudo nas regiões do sul. Agora, está a faltar espaço para que os koalas que restam consigam sobreviver.
Mais informações na Fundação Australiana do Koala
Fonte: Publico.pt e ninemsn Os koalas estão presentes em quatro estados australianos: Queensland, Nova Gales do Sul, Australia Sul e Victoria, sobretudo no sul e regiões costeiras orientais. Podem, também, ser encontrados mais para o interior onde o clima possa suportar florestas e matas com eucaliptos, de que se alimentam quase exclusivamente. Koalas são nativas da Austrália e estão presentes em quatro estados australianos: Queensland, New South Wales, South Australia e Victoria. Eles são comumente encontrado no sul e regiões costeiras orientais de Adelaide para Cairns, e mais para o interior onde a paisagem eo clima pode suportar florestas. Koalas forragem principalmente à noite e, normalmente, dormir e descansar por um mínimo de 16 horas por dia. Koalas são habitat verdadeiro e especialistas alimentares, só que nunca habitando florestas e bosques onde os eucaliptos estão presentes.

Sem comentários: