terça-feira, 15 de maio de 2012

Três novos tripulantes já estão a caminho da Estação Espacial Internacional

Lançamento da nave russa Soyuz,  a partir do cosmódromo de Baikonur, no Kazajistán, em 15 de Maio de 2012 - Crédito: NASA/Bill Ingalls

A nave russa Soyuz TMA-04M descolou hoje, com sucesso, lançada por um foguetão Soyuz FG, a partir do cosmódromo de Baikonur, no Kazajistán. A nave dirige-se para a Estação Espacial Internacional, levando a bordo os cosmonautas russos Guennadi Padalka e Serguéi Revin, e o astronauta da NASA Joe Acaba, que se vão juntar aos restantes tripulantes da Expedição 31 na estação orbital. Vão permanecer na ISS até Setembro.
A bordo da Soyuz segue um pequeno urso de peluche "Smokey bear", o símbolo nacional norte-americano do combate aos fogos florestais. Antes de partir, o astronauta Joe Acaba explicou que o objectivo é sensiibilizar as pessoas para os incêndios causados pelas actividades humanas.
Depois de dois dias de viagem, a Soyuz TMA-04M deverá acoplar, quinta-feira, automaticamente no módulo russo Poisk da ISS, onde esperam os actuais tripulantes: o russo Oleg Kononenko, o americano Don Pettit e o holandês André Kuipers, que se encontram na estação espacial desde Dezembro, e regressam a casa a 1 de Julho.
Poucos dias depois, se tudo correr como está programado, os seis tripulantes da ISS vão testemunhar a chegada histórica da nave de carga americana Dragon, a primeira nave espacial privada a acoplar na ISS, e que será lançada pela NASA a 19 de Maio de 2012.
Fonte: NASA

Sem comentários: