sábado, 12 de maio de 2012

Mecanismo Antikythera é observado em Raios X


Uma equipa internacional de cientistas usou um poderoso equipamento de raios X para tentar desvendar o funcionamento do mecanismo Antikythera, considerado o computador mais antigo do mundo.
Este artefacto tem cerca de 2.000 anos e foi encontrado em 1901 por um grupo de mergulhadores, na costa da ilha grega de Anticítera, entre a ilha de Citera e a de Creta.
O objecto é do tamanho de um computador portátil, com várias engrenagens no seu interior, e seria utilizado para prever eclipses solares e calcular as datas das Olimpíades na Grécia Antiga, de acordo com estudos mais recentes.
Na nova pesquisa, foram feitas mais de 3.000 projecções de Raios X, que um computador juntou formando uma imagem 3D em Raios X, que permitiu uma visão detalhada do mecanismo e das suas engrenagens.
Para os cientistas, este mecanismo "reescreve a história da tecnologia, mostra o que os gregos eram capazes de fazer no séc. 2 aC e que ninguém sabia". O mecanismo original está no Museu Arqueológico Nacional de Atenas, na Grécia.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: