quarta-feira, 23 de maio de 2012

Encontrado fóssil de enguia aquática com uma coluna vertebral de animal terrestre

A enguia fóssil Tarrasius problematicus (reconstruída na imagem), de 345 milhões de anos de idade, tem uma surpreendente coluna vertebral semelhante à humana, de acordo com a nova pesquisa da Universidade de Chicago - Crédito: Lauren Sallan/University of Chicago

A descoberta do fóssil de uma enguia de 345 milhões de anos veio contrariar o método usado pelos paleontólogos, há muito tempo, para determinar se um animal é aquático ou terrestre. Até agora eles acreditavam que uma coluna com vários segmentos era uma característica exclusiva dos animais que vivem na terra, os tetrápodes. Mas este fóssil apresenta a mesma característica anatómica de um animal de terra, apesar de ser aquático. A descoberta sugere que esta anatomia evoluiu separadamente e pode ter surgido antes dos primeiros animais terrestres caminharem sobre a Terra.
A enguia da espécie Tarrasius problematicus viveu nas águas rasas onde hoje é a Escócia, no período Carbonífero entre 359 milhões e 318 milhões de anos atrás.
Tal como em muitos peixes, pensava-se que ela deveria ter uma coluna vertebral com dois segmentos, corpo e cauda. Mas a investigação publicada no periódico científico Proceedings of the Royal Society B descreve a coluna vertebral da enguia com cinco segmentos, muito mais semelhante à coluna dos animais terrestres, incluindo o homem.
Mais informações em University of Chicago Medical Center

Sem comentários: