segunda-feira, 21 de maio de 2012

Eclipse Anular do Sol visto do espaço

Eclipse Anular do Sol, de 20 de Maio de 2012, visto por satélite - Crédito da imagem: PHL @ UPR Arecibo, NASA, EUMETSAT, NERC Satellite Receiving Station, University of Dundee

Fantástica imagem da Terra onde se pode ver a sombra causada pelo nosso satélite, perto do seu máximo durante o Eclipse Anular do Sol, de 20 de Maio de 2012. A imagem foi criada enquanto se realizava um teste de cores do projecto Visible Daily-Earth e foi captada pelo satélite geoestacionário MTSAT.
O astronauta Don Petit, da NASA, a bordo da Estação Espacial Internacional também teve o privilégio de observar o eclipse, mas ele teve que olhar para baixo, enquanto a maioria das pessoas na Terra olhou para cima. Do seu ponto de visão único, Petit viu a sombra da Lua escurecendo a superfície terrestre e que ele registou no vídeo.


O satélite Terra, da NASA, também olhou para baixo e observou a sombra da Lua movendo-se para leste, sobre a superfície terrestre. A imagem, em cor natural, foi captada sobre o Oceano Pacífico, cerca das 23:30 Tempo Universal, em 20 de Maio.
Onde a Lua passou na frente do Sol, a superfície da Terra parece preta (metade esquerda da imagem). À volta da sombra escura (a umbra), a superfície tem uma coloração castanha amarelada, que corresponde à penumbra, parcialmente sombreada.

A sombra da Lua sobre o Oceano Pacífico, durante o eclipse anular do sol de 2012, imagem captada pelo satélite Terra - Crédito: NASA/Earth Observatory

Pode ver ainda outras bonitas imagens do eclipse observado olhando para cima.

Sem comentários: