quarta-feira, 16 de maio de 2012

Centaurus A, a rádio galáxia mais forte do céu

Imagem da galáxia Centaurus A (NGC 5128), obtida pelo instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2.2 metros, instalado no Observatório de La Silla do ESO, no Chile. Com um tempo total de exposição de mais de 50 horas, esta é provavelmente a imagem mais profunda alguma vez criada deste espectacular e invulgar objecto - Crédito: ESO

A nova imagem do Observatório Europeu do Sul mostra-nos a invulgar mas espectacular galáxia Centaurus A, também conhecida como NGC 5128, provavelmente a imagem mais profunda deste objecto, obtida até hoje.
Centaurus A é uma galáxia elíptica de grande massa, com um buraco negro supermassivo no seu centro. Situa-se a cerca de 12 milhões de anos-luz, na constelação do Centauro e distingue-se por ser a rádio galáxia mais forte do céu.
Os astrónomos pensam que a galáxia tem, no seu centro, um buraco negro com uma massa de cerca de 100 milhões de vezes a massa do Sol. Este buraco negro supermassivo será o responsável pelo núcleo brilhante, a forte emissão rádio e os jactos da Centaurus A, quando matéria situada nas regiões centrais densas da galáxia cai em direcção ao buraco negro, libertando enormes quantidades de energia.
A imagem permite apreciar a natureza elíptica da galáxia, que aparece em forma alongada nas regiões exteriores mais ténues. O brilho da galáxia, que enche a maior parte da imagem, vem de centenas de milhar de milhão de estrelas velhas e frias.
Centaurus A tem uma banda larga de material escuro, que escurece o centro da galáxia e contém grandes quantidades de gás, poeira e estrelas jovens.
Fonte: ESO

Sem comentários: