segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cientistas criaram a "molécula olímpica", possivelmente a menor estrutura com cinco anéis de carbono

Cientistas criaram e fotografaram a molécula sintética mais pequena, "olympicene", com uma estrutura de cinco anéis, cerca de 100.000 vezes mais fina que o cabelo humano. A barra corresponde a 0,5 nanómetros - Crédito: IBM Research - Zurich, University of Warwick, Royal Society of Chemistry 

Cientistas da IBM Research-Zurich, Universidade de Warwick e Royal Society of Chemistry criaram e fotografaram a molécula sintética mais pequena formada por 5 anéis de carbono dispostos como no símbolo olímpico, a que deram o nome de "olympicene".
Os cientistas já tinham criado uma molécula composta de cinco aneis de carbono, em fila, em 2009. Agora, usando química orgânica sintética inteligente construiram "olympicene" no laboratório também com cinco anéis de carbono, mas dispostos de um modo mais "olímpico". Através de uma complexa técnica de microscopia conseguiram uma imagem de grande resolução da minúscula estrutura da molécula olympicene, com 1,2 nanómetros de largura e 100.000 vezes mais fina que o cabelo humano.
Segundo os cientistas, este tipo de molécula poderá ter aplicações industriais no desenvolvimento da próxima geração de células solares de alta tecnologia, no entanto esperam que o seu maior contributo seja interessar os jovens e o público em geral pela Química.
Mais informações aqui e aqui

Sem comentários: