sábado, 19 de maio de 2012

Eclipse anular do Sol

Algumas imagens do eclipse anular do Sol, em 3 de Outubro de 2005, observadas por projecção.

Amanhã, 20 de Maio de 2012, haverá um eclipse anular do Sol visível numa faixa estreita ao longo do hemisfério norte da Terra - começando no leste da Ásia, atravessando o Oceano Pacífico Norte, e terminando no oeste dos Estados Unidos. Numa área maior da Ásia, Pacífico Norte, América do Norte e Gronelândia, os observadores poderão ver um eclipse parcial do Sol.
Durante um eclipse anular a Lua não bloqueia a totalidade do sol, mas deixa um anel brilhante de luz visível nas bordas. No entanto, desta vez a lua vai estar o mais afastada que pode estar da Terra, significando que irá tapar a menor porção possível do Sol, e assim o anel brilhante à volta será o maior possível.
Em Bragança, no norte de Portugal, tive o privilégio de observar o espectacular eclipse anular de 3 de Outubro de 2005, na companhia dos meus alunos. Este fenómeno não ocorria em Portugal desde 1912. Como não tínhamos outros recursos, projectámos as imagens com a ajuda de uns velhos binóculos e registámos tudo em fotografias, cuja qualidade técnica foi largamente ultrapassada pelo entusiasmo.

Eclipse anular do Sol com o máximo registado às 9.55 horas, de 3 de Outubro de 2005, em Bragança (Portugal). As imagens obtidas por uns binóculos foram projectadas e fotografadas.

As imagens do eclipse anular multiplicaram-se no chão, através das copas das árvores.

Sem comentários: