quinta-feira, 10 de maio de 2012

Agência Espacial Europeia anunciou o fim da missão do satélite Envisat

Imagem Envisat da parte sul da Grande Barreira de Corais da Austrália, ao largo da costa de Queensland. É a área marinha mais protegida do mundo, uma das suas maravilhas naturais e Património Mundial da Humanidade. A imagem foi obtida em 8 de Novembro de 2010  - Crédito: ESA

A Agência Espacial Europeia deu por concluída a missão do satélite Envisat, depois de várias tentativas para restabelecer o contacto com o aparelho no espaço.
Envisat, o maior e mais sofisticado satélite de observação terrestre europeu, deixou de comunicar subitamente, em 8 de Abril de 2012, depois de 10 anos de actividade e, desde então, os técnicos têm tentado recuperar o controle do satélite e perceber as possíveis razões da falha.
A equipa técnica tem utilizado informações da várias partes do mundo para ajudar a compreender a condição do satélite, como imagens de radar terrestre e do satélite francês Pleiades.
Apesar de contínuas tentativas de comunicação por parte e uma ampla rede de estações em terra, o satélite não teve qualquer reacção, e a ESA considerou finalizada a sua missão ao serviço da ciência.
No entanto, a agência europeia ainda não desistiu do satélite. "Apesar de ser extremamente baixa a hipótese de recuperar o Envisat, a equipa de investigação vai continuar a tentar restabelecer o contacto enquanto analisa os diferentes cenários que possam ter causado a falha, durante os próximos dois meses", informou a agência no seu comunicado.
Mais informações sobre o satélite Envisat em
Envisat, o maior satélite de observação da Terra, funciona há dez anos
Fonte: ESA

Sem comentários: