Space X Dragon acoplado à Estação Espacial Internacional tendo ao fundo a Terra. Imagem captada em 3 de Março de 2013, durante o acoplamento. A cápsula transporta carga da NASA para a estação orbital - Crédito: NASA Tv
A cápsula espacial não tripulada comercial Dragon (Dragão) chegou à Estação Espacial Internacional no início deste domingo (3 de Março), um dia depois do previsto, devido à perda temporária de três dos seus quatro propulsores, depois da separação do foguetão Falcon 9, na sexta-feira (1 de Março). A avaria foi corrigida e a nave pôde continuar a viagem.
A acoplagem foi ajudada pelo braço robótico da estação orbital, que agarrou a nave da Space X para fixá-la à ISS, quando as duas naves voavam a 407 quilómetros acima da superfície, no Mar da Arábia (vídeo aqui).
A nave Dragon está programado para passar mais de três semanas estacionada na estação. Durante esse tempo, a tripulação irá descarregar cerca de 544 quilogramas de carga científica, hardware e abastecimentos da NASA, recarregando-a com mais de 1.180 quilogramas de amostras de experiências e equipamentos de volta à Terra.
A cápsula Dragon deverá regressar a 25 de Março, e mergulhar em paraquedas no Oceano Pacífico, a cerca de 480 quilómetros a oeste da costa da Baixa Califórnia, onde será recolhida.
Fonte: NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário