quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Robô Curiosity observa as luas de Marte passando em frente uma da outra


Observando o céu nocturno marciano, o robô Curiosity captou uma série de imagens onde a maior das duas luas de Marte, Phobos, passa directamente na frente da menor, Deimos.
As 41 imagens do vídeo são vistas em maior velocidade, e nelas são claramente visíveis grandes crateras em Phobos. É a primeira vez que uma missão robótica na superfície de Marte consegue captar uma lua a eclipsar outra.
Phobos orbita muito lentamente e está mais próximo de Marte, muito mais perto de Marte que a nossa Lua está da Terra, apesar de ter um diâmetro inferior a um por cento do diâmetro da Lua (Terra). Visto a partir da superfície de Marte, Phobos parece ter metade da largura da nossa lua observada da Terra.
A ilustração compara os tamanhos que as luas marcianas parecem ter, quando vistas a partir da superfície de Marte, relativamente ao tamanho que a nossa Lua parece ter, quando observada da superfície da Terra - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems/Texas A&M Univ.

Apesar da Lua ter um diâmetro quase 100 vezes superior ao da lua Phobos, esta parece ter quase metade da largura da Lua, quando vista de Marte. Mas, as duas luas marcianas orbitam muito mais perto do seu planeta do que a distância entre a Terra e a Lua.
Deimos, no extremo esquerdo, e Phobos, ao lado, foram fotografados pelo Curiosity em 1 de Agosto de 2013. As imagens estão orientadas com o norte para cima, o mesmo acontecendo com a Lua, no extremo direito.
Deimos tem um diâmetro de 12 km e encontrava-se a 20.500 km da sonda, no momento da imagem. Phobos, com um diâmetro de 22 Km, estava a 6.240 Km do robô. A nossa Lua tem um diâmetro de 3.474 km e normalmente está a uma distância de cerca de 380.000 Km da Terra.
O robô Curiosity encontra-se no interior da Cratera Gale para investigar a história ambiental do local, tendo já descoberto que a região teve condições favoráveis à vida num passado distante.
Fonte: NASA

Sem comentários: