sábado, 24 de agosto de 2013

Observar auroras boreais em casa

Aurora boreal em Muonio, na Finlândia - Crédito: NASA/Thomas Kast

Se é apreciador de auroras boreais, agora tem uma oportunidade de observá-las através da internet, comodamente instalado na sua casa. Não é o mesmo que observar o fenómeno em directo, mas nem todos vivem ou podem deslocar-se às regiões polares onde acontecem estes espectáculos de luz e cor da natureza.
Está prevista a transmissão em directo de auroras desde a Gronelândia, via online, com início pelas 2 horas desta madrugada de sábado para domingo (25 de Agosto, hora de Lisboa), através dos sites live.gloria-project.eu ou sky-live.tv.
É uma iniciativa do projecto Gloria - Global Robotic-telescopes Intelligent Array - uma rede mundial de telescópios à qual se pode aceder gratuitamente através da Internet, e que tem como objectivo promover a astronomia entre o público.
A transmissão das auroras é garantida por uma equipa chefiada pelo astrofísico espanhol Miquel Serra-Ricart que, pelo segundo ano consecutivo, se deslocou ao sul da Gronelândia. Em 2012 a transmissão em directo das auroras boreais teve 15 mil espectadores online.
A Gronelândia é um dos melhores lugares para se observar auroras devido à sua localização. Se as condições meteorológicas forem favoráveis, espera-se que se formem auroras espectaculares nos próximos dias, pois o Sol está no máximo de actividade no seu ciclo de 11 anos.
“Estamos no máximo solar. Este ano vai ser melhor do que o anterior para ver auroras. O Sol está cheio de manchas, quer dizer, buracos que permitem que possa sair a emissão de massa coronal. Estas emissões formam o vento solar, e este, quando chega à Terra, produz as auroras”, explicou o investigador Miquel Serra-Ricart, do Instituto de Astrofísica das Canárias.
A emissão de luz produz-se entre os 100 e 400 Km de altura como consequência dos choques das partículas do vento solar com átomos de oxigénio, o que origina luz de tons verdes, que são as mais frequentes.

Aurora austral vista a bordo da Estação Espacial Internacional, em 17 de Setembro de 2011. (wikipédia)

A transmissão que hoje se inicia é a quarta do projecto Gloria. Para além das auroras boreais na Gronelândia, também trasmitiu o Trânsito de Vénus e o Eclipse Total do Sol a partir da Austrália, em Novembro de 2012, um projecto que leva os seus membros a viajar por todo o mundo para presenciar fenómenos astronómicos e outros possam aprender algo mais sobre eles.
Fonte: Publico.pt e ElMundo

Sem comentários: