terça-feira, 27 de agosto de 2013

Começou a matança de texugos na Inglaterra, para tentar controlar a tuberculose bovina

Muitas pessoas são contra o abate dos texugos, na Inglaterra, e protestam - Crédito: wikipédia

Na Inglaterra, iniciou-se esta terça-feira (27 de Agosto) uma operação para matar milhares de texugos, apesar dos protestos, como uma medida para tentar controlar a tuberculose bovina, que tem vindo a alastrar no país desde os anos de 1980.
Espera-se abater a tiro cerca de 5.000 animais nas próximas semanas nos condados de Gloucestershire e Somerset, no sudoeste do país.
O texugo (Meles meles) existe praticamente em toda a Europa, e também é afectado pela tuberculose, podendo transmiti-la para o gado. Segundo a União Nacional dos Agricultores da Inglaterra e do País de Gales (NFU, na sigla em inglês), um em cada três texugos nas zonas onde há focos de tuberculose bovina está infectado. Matar os texugos é considerada uma das medidas identificadas para controlar a doença.
No entanto, a medida não agrada a muita gente, havendo já uma petição pública de cerca de 270.000 pessoas contra o abate. Nalguns pontos do país tem havido manifestações de protesto.
Várias organizações não-governamentais consideram que a morte dos texugos terá pouco impacto na redução da tuberculose bovina. Além disso, matá-los a tiro à distância é desumano, muitos texugos podem ficar feridos e acabam por morrer de forma dolorosa. Também se receia que esta operação possa afugentar os texugos doentes para outras áreas, disseminando ainda mais a tuberculose.
Para os defensores dos texugos, uma combinação de outras medidas, incluindo a vacinação dos animais - que está a ser testada no País de Gales - seria uma melhor alternativa.
No entantio, o ministro do Ambiente britânico diz que ainda se está muito longe de conseguir uma vacina eficaz e barata para os texugos. E mesmo que existisse, não resolveria o problema dos texugos doentes.
Mais informações em Publico.pt e BBCnews

Sem comentários: