quarta-feira, 14 de agosto de 2013

NASA divulga órbitas de asteróides potencialmente perigosos (PHAs)

O gráfico mostra as órbitas (em cor azul) dos asteróides potencialmente perigosos, cerca de 1400 no início de 2013. A imagem mostra, apenas, os trajectos no sistema solar interior. A órbita da Terra está representada a branco - Crédito: NASA/Photojournal

A NASA divulgou o mapa de "asteroides potencialmente perigosos" designados por PHAs. Nele estão representadas as órbitas de mais de 1.400 desses corpos celestes já conhecidos e cujas trajectórias passam muito perto da Terra.
Os PHAs são considerados perigosos porque são bastante grandes (pelo menos 140 metros de largura) e as suas órbitas os aproximam demasiado da órbita do nosso planeta (dentro de 7,5 milhões de quilómetros). No entanto, de acordo com os cientistas, esta classificação não significa que um desses asteróides vai impactar a Terra. Embora perigosos, não constituem "uma ameaça preocupante para os próximos cem anos".
A observação e o estudo deste tipo de asteróides permite aos cientistas calcular as suas órbitas com mais rigor, facilitando previsões mais precisas sobre futuras aproximações e probabilidades de impacto.
Fonte: NASA/Photojournal e Space.com

Sem comentários: