segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Primeiro hambúrger de laboratório foi cozinhado e provado em Londres

Hamburger de carne de vaca criada no pasto, considerado por muitos um dos responsáveis por variados problemas de saúde, por ser consumido em excesso, para além dos problemas ambientais provocados pela criação de gado - Crédito: wikipédia

O primeiro hambúrguer obtido em laboratório foi cozinhado e provado, nesta segunda-feira em Londres, por dois voluntários. Estes acharam que parecia carne, mas não apreciaram o sabor, que era diferente.
Uma equipa de cientistas holandeses liderada pelo professor Mark Post, da Universidade de Maastricht, na Holanda, criou o hambúrger a partir de células estaminais extraídas do músculo de vacas. Com cerca de 142 gramas, demorou três meses a crescer numa placa de Petri, um projecto de investigação que custou 250 mil euros.
De acordo com os pesquisadores, a carne artificial pode ser uma forma sustentável de atender uma procura cada vez maior à medida que a população global aumenta, reduzindo os custos ambientias, ao nível do consumo de energia, de água e dos gases com efeito de estufa libertados pelo gado.
Se a produção de carne em laboratório se tornar possível em grande escala, a equipa diz que poderá haver carne artificial à venda nos supermercados entre 10 a 20 anos.
Mas os críticos dizem que comer menos carne é uma maneira mais fácil de resolver os problemas de escassez de alimentos previstos. Talvez seja mais fácil mas é, sem dúvida, mais saudável!
Fonte: BBCnews e Publico.pt

Sem comentários: