terça-feira, 20 de agosto de 2013

Esta noite brilha a Lua Azul


Hoje, 20 de Agosto de 2013, a Lua apresenta-se na sua fase de Lua Cheia. Na realidade, ela só fica mesmo cheia esta noite à 2:45H de 21 de Agosto (hora de Lisboa).
Mas, a Lua Cheia deste mês é também uma Lua Azul, nome que nada tem a ver com a sua cor real. Ocasionalmente, o nosso satélite pode aparecer com cor azulada devido à existência de cinzas e fumos na atmosfera superior resultantes de incêndios florestais ou erupções vulcânicas.
A lua cheia desta noite é uma Lua Azul, não por ser a segunda lua cheia de Agosto (só tem uma ) mas porque é a terceira lua cheia de uma estação com quatro. Este ano, o verão no hemisfério norte tem quatro luas cheias, quando a maioria das estações do ano tem apenas três.
Historicamente, há duas definições diferentes de uma lua azul. A Lua Azul desta noite tem uma classificação técnica, que já existe desde 1937 (Almanaque dos Agricultores do Maine, já extinto). No entanto, é mais comum considerar a Lua Azul como a segunda lua cheia de um mês (pois a maioria dos meses tem apenas uma lua cheia). Esta segunda definição resultou de uma interpretação incorreta publicada num artigo científico na revista "Sky e Telescope", em 1943, erro esse que acabou por ser adoptado ao longo dos anos.
Fonte: Space.com

Sem comentários: