Cratera Debussy com os seus raios impressos na superfície do planeta Mercúrio. Imagem captada pela sonda MESSENGER, em 29 de Março de 2011 - Crédito: NASA/Messenger
Esta quinta-feira, 22 de Agosto de 2013, marca os 151 anos de nascimento de Claude Debussy, compositor clássico e pianista francês de renome em todo o mundo.
Em homenagem ao grande músico impressionista, o seu nome foi dado a uma cratera de Mercúrio, em Março de 2010. A cratera Debussy, com mais de 80 Km de diâmetro, possivelmente resultou da colisão de um meteoro, chamando a atenção por causa dos seus raios proeminentes brilhantes, que se estendem por centenas de quilómetros em todo o planeta. O objecto que impactou provavelmente teria entre 4 a 8 Km de diâmetro.
As primeiras imagens da cratera Debussy, obtidas por uma nave espacial, foram captadas pela sonda MESSENGER, durante o segundo sobrevôo de Mercúrio, revelando com muito detalhe Debussy e as centenas de milhares de raios que dela partem.
Em 18 de Março de 2011 (UTC), MESSENGER tornou-se a primeira nave espacial a orbitar Mercúrio, o planeta do Sistema Solar mais perto do Sol.
Mas, a melhor homenagem que se pode fazer a Debussy neste dia é ouvir a sua música, por exemplo a famosa "Clair de Lune".
Fonte: NASA/Messenger
Sem comentários:
Enviar um comentário