quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

"Uma gota de tinta num céu luminoso" ou uma estranha lagartixa cósmica?

O enxame estelar NGC 6520 e a nuvem escura de estranha forma Barnard 86, surgem num dos campos mais ricos de estrelas em todo o céu - a Grande Nuvem Estelar de Sagitário, na nova imagem captada pelo telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, no Observatório de La Silla do ESO, no Chile - Crédito: ESO

O brilhante enxame estelar NGC 6520 e a sua vizinha, a nuvem escura com uma estranha forma de lagartixa Barnard 86, tendo como pano de fundo milhões de estrelas situadas na região mais brilhante da Via Láctea, aparecem no centro da nova imagem do instrumento Wide Field Imager, montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, no Observatório de La Silla do ESO, no Chile.
Esta parte da constelação do Sagitário é um dos campos do céu mais rico em estrelas - a Grande Nuvem Estelar de Sagitário. A grande quantidade de estrelas que ilumina a região, faz sobressair as nuvens escuras como a Barnard 86. Foi descrita pelo seu descobridor Edward Emerson Barnard como sendo “uma gota de tinta num céu luminoso”.
À primeira vista, Barnard 86 parece uma zona do céu sem estrelas. Mas, na realidade, este objecto encontra-se em frente ao campo de estrelas. É uma nuvem densa, fria e escura de pequenos grãos de poeira que bloqueiam a radiação estelar, fazendo com que a região pareça opaca. Pensa-se que se terá formado a partir dos restos de uma nuvem molecular que colapsou, dando origem ao enxame estelar próximo NGC 6520, mesmo à esquerda de Barnard 86.
O NGC 6520 é um enxame estelar aberto com muitas estrelas quentes, brilhando intensamente com uma cor azul-esbranquiçada, indicando claramente que são jovens, da ordem dos 150 milhões de anos.
Os enxames estelares geralmente contém alguns milhares de estrelas, que se formaram todas na mesma altura, o que significa que têm todas a mesma idade. Tanto o enxame estelar como a sua companheira poeirenta parecem estar a uma distância de cerca de 6000 anos-luz.
No vídeo, aproximando destes dois objectos, pode ver-se a forma em lagartixa da nuvem escura assim como o enxame estelar vizinho NGC 6520.

   

Fonte: ESO

Sem comentários: