segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Lançamento do satélite Landsat 8 para observação da Terra

O Landsat Data Continuity Mission (LDCM) foi lançado com sucesso da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, a bordo de um foguetão Atlas 5, esta segunda-feira (11 de Fevereiro de 2013). A nave vai observar a Terra a partir do espaço, dando continuidade ao Programa Landsat - Crédito: NASA/United Launch Alliance

O mais recente satélite de observação da Terra, o Landsat Data Continuity Mission (LDCM ou Missão de Continuidade de dados Landsat), foi lançado da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, esta segunda-feira (11 de Fevereiro), para acompanhar as mudanças ambientais e o uso dos recursos em todo o planeta.
O Landsat (LDCM), que é uma colaboração da NASA e do Serviço Geológico dos EUA (U.S. Geological Survey (USGS), é o oitavo satélite do Programa Landsat, que há 40 anos monitoriza a Terra a partir do espaço, funcionando continuamente desde o lançamento do primeiro satélite, Landsat 1, em 1972.
Ao acompanhar a expansão urbana, o uso dos recursos naturais, o recuo dos glaciares ou a perda de florestas, o Landsat 8 ajudará a entender como o crescimento da população humana está a afectar o planeta.
O arquivo de imagens Landsat da superfície do planeta - imagens em alta resolução obtidas durante os 40 anos - é aberto e de livre acesso. Tem sido utilizado por empresas, cientistas, governo e militares. Um dos seus usos mais conhecidos, do público em geral, é nos telemóveis e computadores através do Google, que incorpora dados Landsat no "Earth and Maps applications".

A imagem Landsat mostra o glaciar Columbia, no Alasca, um dos muitos que está a desaparecer em todo o mundo. O recuo dos glaciares é um dos efeitos mais directos e compreensível das alterações climáticas - Crédito: NASA / USGS 

Landsat-8 vai operar conjuntamente com o Landsat-7, o outro satélite do programa que ainda está operacional e tem combustível suficiente para continuar a trabalhar até cerca de 2016.
Os dois satélites podem tirar fotografias em luz visível e infravermelho, para além de transportarem um sensor térmico infravermelho, capaz de medir as temperaturas da superfície à volta do planeta. No entanto, os instrumentos científicos do Landsat 8 são ainda mais sensíveis.
Fonte: BBC/Space.com / NASA

Sem comentários: