terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Carne de burro vendida como carne de vaca na África do Sul

A carne da cavalo e a carne de burro não são prejudiciais ao ser humano - Crédito imagem: wikipédia

Enquanto na Europa se desenrola o escândalo crescente sobre a carne de cavalo vendida como carne de vaca, a África do Sul é surpreendida com uma situação semelhante.
Um estudo publicado pela Universidade de Stellenbosch em ScienceDirect, descobriu que 99 das 139 amostras de carne analisadas continham espécies não declarados no rótulo do produto. Carne de burro, búfalo de água e carne de cabra aparecem em hambúrgueres, salsichas e produtos de charcutaria.
Os investigadores encontraram, ainda, soja e glúten não rotulados em 28% dos produtos testados, carne de porco não declarada em 37% e de frango em 23%.
De acordo com os pesquisadores, "o nosso estudo confirma que a rotulagem inadequada de carnes processadas é comum na África do Sul e não apenas viola normas de rotulagem de alimentos, mas também apresenta impactos económicos, religiosos, éticos e de saúde".
Muçulmanos e judeus, que constituem minorias significativas na África do Sul, não comem carne de porco, de acordo com as suas crenças religiosas.
Fonte: BBC news

Link relacionada.
ASAE encontra carne de cavalo em alimentos portugueses e instaura cinco processos-crime

Sem comentários: