quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cientistas usam poderoso scan para criar mapa do cérebro humano


Cientistas do Hospital Geral de Massachusetts, na cidade de Boston (nordeste dos Estados Unidos), estão a desenvolver um projecto destinado a criar o primeiro mapa do cérebro humano.
O projecto, que visa mapear todo o sistema de ligação neural humano examinando o cérebro de 1,2 mil americanos, pode ajudar a esclarecer a razão de algumas pessoas possuírem um talento natural para ciência, outras para a música ou artes.
Algumas das primeiras imagens obtidas já foram apresentadas na Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Boston. Para isso, os pesquisadores usaram um poderoso scanner fabricado especialmente para este tipo de exame. A nova tecnologia para produzir as imagens está a ser desenvolvida como parte do projecto para mapear o cérebro humano, chamado Human Connectome Project (HCP).
O repórter da BBC Pallab Ghosh foi convidado a submeter-se ao novo exame. O vídeo mostra a imagem de computador 3D, revelando em pormenor o seu cérebro, em cores vivas.
Um dos principais pesquisadores, Professor Van Wedeen, faz uma visita guiada, mostrando algumas partes, por exemplo, a ligação que ajuda a ver e outra que ajuda a compreender a fala, ou, a estrutura que liga os lados esquerdo e direito do cérebro, para que cada um saiba o que anda a fazer o outro.
Os investigadores esperam que o projecto ajude a conhecer a estrutura do cérebro e também como funciona a mente humana, para além do que acontece quando algo está errado, como no caso dos problemas de saúde mental.
Fonte: BBC Brasil

Sem comentários: