segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Terceiro aniversário do observatório solar SDO


Em 11 de Fevereiro de 2010, a NASA lançou a sonda Solar Dynamics Observatory (SDO) (Observatório Solar Dinâmico), para observação do Sol em alta resolução. Desde então, os dados enviados pela sonda mostram, em pormenor, todo o esplendor dos eventos eruptivos da nossa estrela. Mais do que bonitas imagens, elas representam tudo o que os cientistas estudam.
Através de observações em diferentes comprimentos de onda, os cientistas podem acompanhar como se move o material no Sol, o que pode ajudar a compreender melhor a causa das grandes explosões solares que, quando dirigidas à Terra, podem perturbar a tecnologia no espaço.
O objectivo da missão SDO é desenvolver os conhecimentos científicos necessários para lidar com esses aspectos do sistema Sol-Terra que afectam directamente as nossas vidas e a sociedade.
O vídeo celebra o terceiro aniversário do observatório SDO, mostrando uma série das imagens mais sensacionais captadas pela sonda entre Fevereiro de 2012 e Fevereiro de 2013, incluindo o trânsito de Vénus, em 5 de Junho de 2012.
Fonte: NASA

Sem comentários: