sábado, 2 de outubro de 2010

WWF apoia os vôos de abutres-do-Egipto, online

O Abutre-do-Egipto é uma das aves de rapina mais ameaçadas do mundo. Para que haja uma maior consciencialização sobre a situação de perigo desta ave, WWF-Espanha lançou um novo projecto, El Viaje del Alimoche (A viagem do abutre-do-Egípto), que permite acompanhar o percurso migratório de quatro destas aves raras, entre Espanha e sul do Saara, através de uma plataforma online em tempo real.

Abutre-do-Egipto, Neophron percnopterus - Fonte: wikimedia commons

Os quatro abutres Duna, Vega, Sahel e Trigo - foram marcados com transmissores de satélite, para a WWF poder acompanhar a sua posição, enquanto viajam no ar.
A plataforma está disponível em espanhol, em http://www.elviajedelalimoche.com/ , onde o público pode acompanhar as aves, em tempo real, fazer upload e download de vídeos e fotos, e até mesmo comentários nos meios de comunicação social.
Em Portugal ainda é possível encontrar estes necrófagos em alguns locais, entre a Primavera e o Outono. Um desses locais é o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), onde vive a maior colónia do país e cujo logotipo contém a imagem do Abutre-do-Egipto.

Sem comentários: