quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Desastre ecológico na Hungria

A Hungria enfrenta actualmente o que já é considerado um grande desastre ecológico. Um rio de lama vermelha atingiu e inundou várias vilas e cidades, a oeste do país. Cerca de 7000 pessoas já foram afectadas. Centenas de moradores tiveram que ser retirados das suas moradias. Já faleceram três pessoas e outros tiveram que ser tratados de queimaduras na pele.
A lama vermelha que se espalhou na região é tóxica, contém alumina ou óxido de alumínio, químico usado como base em produtos de cerâmica industrial e como aditivo em processos químicos.


A lama vermelha escapou do reservatório de uma fábrica da empresa MAL Rt, na cidade de Ajka, a 160 Km da capital Budapeste.
As equipas de emergência tentam evitar que o material tóxico chegue até aos principais rios do país, entre eles o conhecido e famoso rio Danúbio.
Os responsáveis do país consideram que a limpeza das regiões afectadas demorará, pelo menos, um ano. Vai ser preciso remover uma camada de solo de dois centímetros de toda a área atingida.
É o maior acidente químico da história do país e que custará milhões de dólares. Mais difícil será, talvez, contabilizar as consequências futuras na vida das pessoas atingidas.
Veja algumas imagens no vídeo.


Mais informações aqui e aqui.
Hungria diz que recuperação após vazamento tóxico levará 1 ano

Sem comentários: