quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cometa Hartley 2

Cometa Hartley - Crédito: Rogelio Bernal Andreo (APOD)

Imagem da Apod, obtida em 8 de Outubro de 2010, com o cometa Hartley 2 junto ao famoso aglomerado duplo de estrelas, NGC 689 e NGC 884, à esquerda, e a nebulosa do Coração, à direita.
Em 20 de Outubro, o cometa atingiu o seu ponto mais próximo da Terra, passando a cerca de 17 milhões de Km.
O Hartley tem cor verde devido aos gases que compõem a sua atmosfera do tamanho de Júpiter. Os jactos de gases, que são lançados pelo núcleo do cometa, contêm cianogénio (CN, um gás venenoso encontrado em muitos cometas) e carbono diatómico (C2). Ambas as substâncias têm brilho verde quando iluminadas pela luz do Sol, no vácuo do espaço.
No próximo dia 4 de Novembro, a sonda espacial Deep Impact, da NASA, irá aproximar-se do Hartley 2, a cerca de 700 Km de distância, para fotografar o seu núcleo, que se estima ter cerca de 1,5 Km de diâmetro. É um dos cometas mais pequenos e activos que se conhece. O objectivo da missão é contribuir para um melhor conhecimento do Sistema Solar.
Durante todo o mês de Outubro, o cometa pode ver-se a olho nu ou binóculo, perto da constelação de Perseus. O cometa tem o nome oficial de 103P Hartley e com informações no endereço Heavens Above.
Mais informações aqui e aqui.

Link relacionado:
Passagem do Cometa Hartley 2

Sem comentários: