domingo, 3 de outubro de 2010

Fotógrafos defendem a Great Bear Rainforest (Floresta do Grande Urso)

The Great Bear Rainforest RAVE (RAVE), é um projecto da Liga Internacional de Fotógrafos de Conservação ( iLCP ) que, em parceria com a Pacific WILD e a Fundação "Save our Seas", entre outros,  pretende lutar contra a construção de um oleoduto que passará através da Great Bear Rainforest (Floresta do Grande Urso), na costa selvagem da British Columbia, a província mais a oeste do Canadá.
O grupo de fotógrafos da Liga de Conservação (iLCP) utiliza os meios de comunicação para mostrar a Great Bear Rainforest ao mundo e sensibilizar o público, documentando a maior extensão de floresta tropical temperada costeira ainda intacta, ilustrando a diversidade da sua vida selvagem e a cultura dos seus habitantes nativos, através de fotos, vídeos, audio e texto, com especial destaque para o mundo marinho. A galeria de fotos do RAVE pode ser visualizada aqui.
A Great Bear Rainforest é a terra de vários povos nativos que vivem, sobretudo, dos seus recursos. É uma região rica em espécies animais, como o urso-negro americano, o único habitat onde se pode encontrar o urso Kermode, sub-espécie do urso negro mas, devido a um problema genético, tem pelagem clara.

Kermode, o "spirit-bear" (Ursus americanus kermodei) - Fonte: wikipédia

É conhecido por "spirit bear" (urso-espírito), ocupando um lugar proeminente na mitologia dos povos nativos canadenses e índios americanos da região.
O pipeline destina-se a escoar o petróleo extraído das areias betuminosas de Athabasca, em Alberta , no Canadá, até um terminal petroleiro, proposto também para instalação na costa litoral oeste da British Columbia. A partir daqui irá beneficiar as economias asiáticas emergentes, sobretudo a China.
A Floresta do Grande Urso encontra-se no caminho desta indústria de extracção, considerada a de maior impacto devastador do ambiente no mundo.

Sem comentários: