quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Resgate dos mineiros chilenos

Luís Urzúa, de 54 anos, foi o último dos 33 mineiros a chegar à superfície, menos de 24 horas depois da primeira descida da cápsula Fénix. Estiveram presos na mina de San José, no Chile, a 625 metros de profundidade.
Pela televisão e internet, o mundo inteiro assistiu, ao vivo, ao resgate emocionado e feliz dos 33 homens, após um cativeiro de 69 dias nas profundezas da Terra. Foi uma operação de colaboração internacional que revelou a força de vontade, ânimo, solidariedade e companheirismo entre os mineiros e também nas equipas de técnicos e trabalhadores que tudo fizéram para os salvar.
Com esta operação inédita os mineiros foram transformados em heróis nacionais, no entanto, a alegria do salvamento não foi suficiente para esquecer as más condições de segurança no interior da mina, responsáveis pelo desastre.
Mário Sepúlveda, o mineiro sindicalista salvo em segundo lugar, ainda teve tempo de declarar "Não nos tratem como artistas, tratem-nos como mineiros".  "Estou contente por ter chegado este momento, mas este país deve entender que são precisas mudanças no mundo laboral".
Fonte


Links relacionados:
Chile: Último mineiro a sair baterá recorde mundial ("ânimo admirável, solidariedade e companherismo", entre os mineiros)
Psicólogos e psiquiatras atentos a “uma experiência que nunca foi vivida por ninguém
Mineiros regressam à realidade depois da salvação  

Sem comentários: