quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Buracos coronais no Sol

Fantástica imagem do Sol, obtida pelo satélite Hinode , em 1 de fevereiro de 2011, mostrando um buraco coronal, visto no centro da parte superior da imagem e outro buraco coronal polar, na parte inferior.

O Sol apresenta dois buracos coronais (zonas mais escuras) - Crédito: Hinode/XRT

Um buraco coronal é uma abertura no campo magnético do Sol, através do qual o gás pode escapar facilmente para o espaço.
As temperaturas dos buracos são frias, comparando com as regiões activas das proximidades - tal como a região brilhante na parte inferior esquerda do disco solar - a temperatura mais baixa é uma das razões para a aparência mais escura.
Hinode, uma missão japonesa em parceria com a NASA, Naoj, STFC, ESA, e NSC, está atualmente em órbita da Terra, para estudar o Sol para melhorar a nossa compreensão dos mecanismos que dão energia à atmosfera solar e formam as erupções solares.
Fonte: NASA

2 comentários:

cynara disse...

O sol está se apagando ?

Recursos Educativos disse...

O Sol, como qualquer estrela, tem um tempo de vida. Dizem os especialistas que a nossa estrela brilhará durante 10-11 biliões de anos, e ele já percorreu metade desse tempo.
As estrelas brilham devido a um conjunto de reacções que se passam no seu interior, usando como combustível o hidrogénio. Quando este gás terminar, é o fim da estrela e dos possíveis planetas que tenha à sua volta. No nosso caso, esse final deverá ser daqui a 5 biliões de anos, se o homem não acabar com tudo antes!
Ajudei?