quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Robô Curiosity começa a escavar em Marte

As duas imagens ilustram a primeira vez que o robô Curiosity recolheu uma colher de solo em Marte. As imagens foram obtidas no dia da missão marciana 61, ou sol (7 de Outubro de 2012) pela câmara do mastro, Mastcam. A imagem da esquerda mostra o solo no local "Rocknest", depois de removida a colher. A imagem à direita mostra o material dentro de colher do veículo, com 4,5 centímetros de largura e 7 centímetros de comprimento - Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

O robô Curiosity retomou o seu trabalho com a primeira amostra de areia e poeira de Marte, recolhida com a colher que ele tem na extremidade do braço robótico. A actividade tinha sido interrompida durante alguns dias para analisar um pequeno "objecto brilhante" detectado no chão.
Curiosity escavou o solo marciano em 7 de Outubro, pela primeira vez usando a colher, para continuar a testar os instrumentos científicos do seu braço. No entanto, as imagens mostraram um estranho objecto próximo do local da colher, e que podia ser uma peça de hardware do robô. Os trabalhos pararam para analisar a peça e verificar possíveis impactos na actividade do robô.
Esta imagem da câmera direita do mastro do robô Curiosity da NASA mostra uma colher cheia de areia e poeira, recolhida pela primeira vez. Em primeiro plano, perto da parte inferior da imagem, um objecto brilhante é visível no terreno - Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Fotografias do detrito misterioso permitiram aos cientistas determinar que provavelmente é um pequeno pedaço de um material plástico, semelhante ao que envolve os fios, e que pode ter caído do Curiosity durante a sua descida no planeta vermelho, em 6 de Agosto.
O robô Curiosity está preparado para analisar amostras de solo e rocha pulverizada através dos instrumentos SAM (Análise de amostras em Marte) e CheMin (Química e Mineralogia). SAM e CheMin são duas das principais ferramentas para determinar se Marte alguma vez abrigou vida microbiana.
Fonte: NASA

Sem comentários: