quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ciência e Arte no estudo do Sol



Bonito filme do Sol, onde a ciência e a arte se misturam para um melhor resultado. Através de filtros de gradiente, muitas vezes usados em edição de fotos, os cientistas conseguem melhorar o contraste em imagens, acentuando estruturas finas que poderiam passar despercebidas.
É o caso do Sol, no estudo dos chamados anéis coronais, que são arcos gigantes de material solar que viajam pelos campos magnéticos na atmosfera do solar. Estes arcos variam a sua complexidade ao longo do ciclo de 11 anos de actividade do Sol, tornando-se mais ou menos ligados e interligados.
As observações desse fenómeno podem ajudar os pesquisadores a entender o que está a acontecer nos complicados campos magnéticos da nossa estrela, que também podem originar poderosas explosões no Sol, como as erupções solares ou ejeções de massa coronal.
O vídeo mostra imagens do Sol captadas pelo Observatório Solar Dinâmico da NASA e processadas usando um filtro de gradiente, ajudando a criar uma impressionante exibição de anéis coronais bem definidos, tornando-se mais fáceis de estudar.
Fonte: NASA

Sem comentários: