sábado, 20 de outubro de 2012

Leopardos-persa do Zoológico de Lisboa partem para a Rússia

Leopardo-persa, a maior de todas as subespécies de leopardo, está criticamente em perigo - Crédito: wikipédia

Um casal de leopardos-persa do Jardim Zoológico de Lisboa, o Zadig e a Andrea, partiram hoje para a Rússia, para serem reintroduzidos no seu habitat natural.
Os dois animais pertencem à subespécie Panthera pardus ciscaucasica, "criticamente em perigo" segundo a lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Zadig e a Andrea vão integrar um programa de reintrodução no centro de reprodução da Reserva Natural do Cáucaso, depois de se adaptarem ao ambiente e se tenham reproduzido. O casal e as crias irão viver em liberdade nas florestas da região.
Os leopardos-persas são originários do Médio Oriente e estão ameaçados pela destruição do seu habitat natural, pela caça e o comércio ilegal da pele e dos ossos. Além disso, são perseguidos por serem considerados predadores dos animais domésticos e uma ameaça das populações.
O Jardim Zoológico de Lisboa participa no programa europeu de reprodução desta subespécie, uma das mais ameaçadas na categoria dos leopardos. Estima-se que existam 870 a 1290 leopardos-persa em estado selvagem.
Fonte: Publico.pt

Sem comentários: