sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Nobel da Paz atribuído à União Europeia

Crédito: wikipédia

O Prémio Nobel da Paz 2012 foi atribuído à União Europeia (UE). O anúncio foi feito esta sexta-feira (12 de Outubro), pelo Comité Nobel.
A escolha foi unânime e teve como base o "contributo da União Europeia para a paz, a reconciliação entre os países, a democracia e direitos humanos na Europa", reconhecendo, assim, o seu papel histórico na agregação do continente europeu depois da II Guerra Mundial.
Para Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, "é uma grande honra" e "um reconhecimento justificado de um projecto único que trabalha para o benefício dos seus cidadãos mas também para o benefício de todo o mundo".
O Nobel tem um valor monetário de 1.2 milhões de dólares (cerca de 930 mil euros) e será entregue em Oslo, a capital norueguesa, no dia 10 de Dezembro.
Entre 1901 e 2011 foram distinguidos com este prémio 124 pessoas, das quais 15 mulheres. De acordo com o testamento de Alfred Nobel, que deixou parte significativa da sua fortuna para este fim, o Prémio Nobel da Paz deverá ser atribuído “à pessoa que tiver feito mais ou melhor pela união entre nações, abolição ou redução de exércitos e pela promoção da paz”.
O Nobel da Paz é o quinto prémio atribuído nesta semana, depois dos outros relativos à Química, Física, Medicina e Literatura.
Mais informações em Público.pt e Anúncio Comité Nobel

Outros Prémios Nobel 2012
Literatura
Química
Física
Medicina

Sem comentários: