terça-feira, 30 de outubro de 2012

Declarado "estado de calamidade" no estado de Nova York devido à tempestade Sandy

Visão nocturna da tempestade Sandy, depois de atingir terra ao longo da costa sul de Nova Jersey (USA) , em 29 de Outubro de 2012. O satélite Suomi NPP obteve esta imagem por volta das 07:35 (Tempo Universal), em 30 de Outubro de 2012 - Crédito: NASA/Earth Observatory

O Presidente Barack Obama declarou o estado de "grande calamidade" no estado de Nova York, depois da tempestade Sandy ter atingido a Costa Leste dos Estados Unidos, provocando inundações e cortando a energia a milhões de pessoas. Pelo menos 16 pessoas morreram em resultado da tempestade, algumas delas atingidas pela queda de árvores.
Cerca de seis milhões de casas e empresas estão sem energia. Ao todo, perto de 50 milhões de pessoas podem ser afectadas pela tempestade, em que até um milhão recebeu ordens para evacuar as suas casas.
Sandy, que entrou em terra já como “ciclone pós-tropical”, embora com ventos fortes, continua a dirigir-se lentamente para o norte, em direcção do Canadá.
Durante a semana passada, Sandy já matou mais de 80 pessoas na sua passagem de destruição através das Caraíbas.
A tempestade atingiu a costa perto de Atlantic City, em Nova Jersey, cerca das 20:00 horas locais da segunda-feira (29 de Outubro), com ventos de mais de 129km/h. A sua força foi intensificada por colisão com uma frente fria do oeste e norte, criando o que chamaram de "Frankenstorm" ("extraordinária"). No entanto, apesar das mortes e grande destruição, parece que Sandy não causou a catástrofe que muitos anteciparam no solo americano.
No final da madrugada, o Centro Nacional de Furacões - que monitoriza as tempestades tropicais - anunciou que as rajadas de vento do Sandy tinham baixado para os 105 quilómetros por hora e que a força dos ventos deveria continuar a baixar nas próximas 48 horas.
Sandy tornou-se uma tempestade com dimensões gigantescas cujos efeitos se notaram a cerca de 800 Km do seu olho. Os estragos mais graves verificaram-se em Nova York, Long Island e sul de Nova Jersey. Mas, também causou inundações e cortes de energia em Connecticut, Massachusetts, Rhode Island, Pensilvania, Delaware, Virginia, Maryland e Carolina do Norte e na cidade de Washington.
A tempestade Sandy também matou no mar. As notícias anunciam o afundamento do veleiro HMS Bounty que, desde domingo, se encontrava à deriva em frente da costa da Carolina do Norte. Foram salvos 14 dos 16 tripulantes a bordo da embarcação.

Veleiro HMS Bounty afundado pelo furacão Sandy em 29 de Outubro de 2012, ao largo da Carolina do Norte (USA), morrendo dois dos seus tripulantes - Crédito: wikipédia

O veleiro HMS Bounty foi construído para a película "O motim da Bounty", protagonizada por Marlon Brando e Richard Harris, em 1962. Era uma réplica do verdadeiro veleiro com o mesmo nome, um dos barcos britânicos mais conhecidos e que se tornou famoso em 1789, devido ao motim dos seus tripulantes, quando navegava nos mares do Taiti, acabando queimado. Depois da rodagem do filme, a réplica da Bounty ficou como atracção turística, em viagens ao passado, onde se recordava a história da embarcação e a navegação naquela época e que o furacão Sandy pôs fim.
Mais informações em Publicopt e BBC

Sem comentários: