sábado, 13 de outubro de 2012

Primeiro voo espacial contratado da NASA, com entrega de carga na ISS

Nave espacial Space X Dragon acopla na ISS com ajuda do braço robótico da estação orbital - Crédito: NASA/ISS

Os astronautas, a bordo da Estação Espacial Internacional, usaram o braço robótico Canadarm2 para agarrar a nave espacial comercial de carga SpaceX Dragon, levando-a até ficar acoplada na estação orbital.
A nave comercial chegou à estação, em 10 de Outubro de 2012, transportando uma carga com cerca de 400 Kg de abastecimentos para a tripulação, material científico e hardware.
Dragon foi lançada no topo de um foguetão Falcon 9, em 7 de Outubro, a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, constituindo o primeiro voo contratado da NASA - designado SpaceX CRS-1 - para entrega de carga na estação espacial.
A nave está programada para passar 18 dias na estação, enquanto os astronautas retiram a carga e voltam a carregá-la com cerca de 760 Kg de material, que ela deverá trazer de volta para Terra.
Terminada a sua missão, a tripulação da ISS voltará a usar o braço robótico da estação para separar a nave Dragon, que voará de regresso durante seis horas até amarar no Oceano Pacífico, onde será recolhida, a 250 Km da costa do sul da Califórnia.

Sem comentários: