sábado, 27 de outubro de 2012

Deixar o tabaco pode dar mais 10 anos de vida às mulheres fumadoras

EmEm Portugal, são diagnosticados anualmente cerca de 3600 novos doentes com cancro do pulmão - 80% atribuídos ao consumo de tabaco

Uma mulher fumadora que deixe o tabaco por volta dos 30 anos pode ganhar mais dez anos de vida. Este é o resultado de uma investigação realizada no Reino Unido e publicada na revista The Lancet.
O estudo, dirigido especificamente ao tabagismo, abrangeu mais de 1,3 milhões de mulheres voluntárias e que foram seguidas durante 12 anos, período durante o qual 66 mil delas morreram.
Entre as voluntárias, 20% eram fumadoras, 28% ex-fumadoras e 52% nunca tinham fumado. Ao fim de três anos, segundo os autores, as fumadoras tinham uma probabilidade três vezes maior de morrer do que as não fumadoras.
O estudo revelou que entre as mulheres do Reino Unido, dois terços de todas as mortes de fumadoras na faixa dos 50, 60 e 70 anos resultaram do tabagismo, destacando-se doenças como cancro do pulmão, doenças pulmonares crónicas, doenças do foro cardiovascular ou derrames cerebrais. Parar antes da idade de 30 anos reduz o risco de morte prematura em 97%. Deixar de fumar depois dos 40 traz benefícios bastante mais baixos.
“Tanto os homens como as mulheres que deixem de fumar antes de chegar a uma idade mediana ganham dez anos de vida”, explicou Richard Peto, da Universidade de Oxford, e um dos autores do trabalho.
No entanto, "os investigadores alertam que o facto de deixar de fumar aos 30 anos praticamente eliminar os riscos do tabagismo não significa que está a ser dada luz-verde para fumar até essa idade. Há outros efeitos negativos, como o envelhecimento precoce da pele ou a infertilidade".
Em Portugal, são diagnosticados anualmente cerca de 3600 novos doentes com cancro do pulmão - 80% atribuídos ao consumo de tabaco - dos quais 85% não sobrevivem ao fim de cinco anos.
O cancro do pulmão é a primeira causa de morte oncológica em Portugal, embora seja o quarto tipo de cancro mais frequente, depois dos cancros da mama, próstata e cólon.
Nos 53 países que pertencem à região europeia da OMS, 21% das mulheres fumam, contra 59% dos homens, revelam dados da OMS. O tabagismo é a segunda causa de morte mundial (após a hipertensão) e é responsável pela morte de um em cada dez adultos no mundo inteiro.
Mais informações em Publico.pt e El País

Sem comentários: