quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Foguetão Soyuz lança nova tripulação para a Estação Espacial Internacional

A nave espacial Soyuz TMA-06M parte em direcção à Estação Espacial Internacional, na terça-feira (23 de Outubro de 2012) - Crédito: NASA/Bill Ingalls

Mais três astronautas partiram para uma missão de cinco meses na Estação Espacial Internacional.
O astronauta americano Kevin Ford e os cosmonautas russos Oleg Novitskiy e Evgeny Tarelkin foram lançados a bordo da cápsula do foguetão Soyuz TMA-06M, a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em 23 de Outubro de 2012.
Os novos tripulantes da Expedição 33 da ISS deverão atingir o seu destino na quinta-feira (25 de Outubro), juntando-se aos astronautas Sunita Williams da NASA, Akihiko Hoshide do Japão e o cosmonauta russo Yuri Malenchenko, que se encontram no laboratório espacial desde Julho, tendo como comandante a americana Sunita Williams.
Williams, Hoshide e Malenchenko deverão voltar à Terra em 19 de Novembro. Nessa altura, Ford irá assumir o comando da missão Expedição 34 da estação espacial.
Neste voo da Soyuz, os três astronautas tiveram a companhia de 32 pequenos peixes, que vão fazer parte de uma experiência para estudar como os peixes se adaptam à ausência de gravidade. Os peixes vão viver dentro de um tanque de peixes adaptado ao ambiente espacial, chamado de 'Aquatic Habitat' (habitat aquático), já entregue num voo anterior.
Fonte: Space.com

Sem comentários: