segunda-feira, 22 de julho de 2013

Terra e Lua vistas a partir de Mercúrio

Terra e Lua captadas pela sonda Messenger, a orbitar Mecúrio, em 19 de Julho de 2013 - Crédito: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington

O par de objectos brilhantes no painel central da imagem é bem conhecido (supostamente) de todos nós. É a Terra e a Lua fotografadas pela sonda Messsenger a uma distância de 98 milhões de quilómetros. 
No lado esquerdo está uma imagem gerada por computador mostrando como a Terra é vista a partir de Mercúrio. No momento, eram visíveis grande parte das Américas, toda a Europa e África, Oriente Médio e grande parte da Ásia.
A Terra e a Lua parecem muito grandes na foto, porque foram sujeitas a uma grande exposição de luz. Na verdade, a esta distância interplanetária, a Terra e Lua têm um tamanho inferior a um píxel e onde nada se pode distinguir. As "caudas" apontando para baixo a partir da Terra e da Lua são causadas ​​pela saturação da imagem.
A imagem do nosso planeta foi tirada pela sonda Messenger durante uma actividade de procura de satélites naturais de Mercúrio. Se existirem , são pequenos e potencialmente escuros, e são necessárias longas exposições para captar o máximo de luz. Como consequência, os objectos brilhantes no campo de visão ficam saturados e aparecem artificialmente grandes, como aconteceu com o nosso planeta e a Lua, captados durante a missão da sonda.
A Messenger obteve a imagem no mesmo dia (19 de Julho de 2013) em que a sonda Cassini também fotografou a Terra como parte de um mosaico do sistema de Saturno.
No dia seguinte, 20 de Julho de 2013, Messenger voltou a tirar imagens semelhantes da Terra e Lua, precisamente no dia em que se comemorou o 44º aniversário do pouso da Apollo 11 na Lua. Se fosse possível distinguir, todos os seis locais de pouso das missões Apollo estão iluminados na imagem do Messenger. À direita do painel está uma imagem simulada da Lua, tal como foi vista a partir de Mercúrio no momento da foto, e onde estão assinalados os locais da chegada do homem ao nosso satélite.
Fonte: Messenger

Sem comentários: