segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dia Internacional do Tigre

Existem apenas cerca de 3.200 tigres selvagens em todo o mundo - Crédito: wikipédia

Hoje é o Dia Internacional do Tigre para alertar sobre a necessidade de aumentar e reforçar a protecção deste magnífico felino e do seu habitat.
Em pouco mais de um século, a população de tigres selvagens reduziu de 97%, restando apenas cerca de 3.200 animais, distribuídos por 13 países.
Eles enfrentam várias ameaças, como a caça furtiva que alimenta o comércio ilegal de peles e partes de tigre, para além da destruição e fragmentação do seu habitat como resultado da exploração madeireira ilegal e plantações comerciais.
Muitos países não têm a capacidade e os recursos para monitorar adequadamente as populações de tigres e das presas que constituem o seu alimento. Algumas organizações conservacionistas, como a WWF (Fundo Mundial para a Natureza), procuram ajudar nos esforços de conservação desta espécie em extinção, tendo como objectivo duplicar o número de tigres selvagens até 2022.
De acordo com a organização WWF, este dia mundial do tigre de 2013 também é de esperança para a espécie, com a recente colaboração da Rússia e da China nos esforços para aumentar a população mundial de tigres. Os dois países assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para cooperar na conservação do tigre e do leopardo de Amur, monitorizando as populações dos felinos e suas presas e aumentando, também, as actividades contra a caça furtiva em áreas críticas da sua fronteira.
Por sua vez, o Governo do Nepal acaba de anunciar que o número de tigres selvagens no país é de 198 (163 - 235), o que representa um aumento na população de 63% em relação ao último levantamento, em 2009.
Para saber mais sobre os tigres, consulte http://wwf.panda.org/what_we_do/endangered_species/tigers/

Sem comentários: