sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sorria, pois está a ser fotografado a partir de Saturno

Imagem Cassini de 2006, captada a 1,49 biliões de quilómetros, mostrando a Terra como um pequeno ponto azul, visto através dos anéis do gigante gasoso (acima dos sistema principal de anéis) - Crédito:NASA/JPL/Space Science Institute

Hoje, sexta-feira (19 de Julho), entre as 21:27 e 21:47 ( UTC – hora de Portugal), olhem para Saturno – a Sul e à direita da Lua – e mostrem o vosso melhor sorriso, porque estão a ser fotografados!
A partir do sistema do gigante dos anéis, a sonda Cassini, da NASA, vai fotografar a Terra a cerca de 900 milhões de milhas (cerca de 1,5 biliões de quilómetros) de distância do nosso planeta, quase 10 vezes a distância entre a Terra e o Sol.
Esta é a segunda vez que a Cassini fotografa o nosso Planeta Azul, no entanto, é a primeira vez que os terráqueos tiveram conhecimento, com antecedência, que a sua foto será tirada a partir de distâncias interplanetárias.
Simultâneamente, os cientistas pensam que também podem obter imagens da Terra captadas pela sonda Messemger, a orbitar Mercúrio, e vão tentar captá-las em 19 e 20 de Julho, entre as 11:49, 12:38 e 13: 41 (UTC – hora de Lisboa), em ambos os dias.
América do Norte e parte do Oceano Atlântico deverão estar iluminados quando a sonda Cassini da NASA tirar uma foto da Terra, em 19 de Julho de 2013. A imagem é uma simulação da Terra vista de perto nesse momento - Crédito: NASA / JPL-Caltech

Algumas partes da Terra não estão iluminadas nas imagens da Cassini, incluindo toda a Europa, Oriente Médio e Ásia Central, que vão aparecer iluminadas nas imagens Messenger. Mas, a estas distâncias interplanetárias, deveremos ver apenas um “pequeno ponto azul” (pale blue dot).
Para mais informações consultar site da NASA.

Sem comentários: