Imagem composta do Telescópio Espacial Hubble mostrando a localização da nova lua descoberta, designada S/2004 N 1, em órbita de Neptuno. A imagem em preto e branco foi tirada em 2009, em luz visível, com Wide Field Camera 3. A foto de Neptuno foi captada também pelo Hubble, em Agosto de 2009 - Crédito: NASA, ESA, M. Showalter/SETI Institute
O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, descobriu uma nova lua - a décima quarta conhecida - orbitando o distante planeta Neptuno.
A lua, designada S/2004 N 1, é a menor do sistema de Neptuno, aparentando não ter mais de 12 milhas de diâmetro. Por ser tão pequena e escura, não foi detectada pela nave Voyager 2, da NASA, que visitou o gigante azul-esverdeado Neptuno no verão de 1989, e observou o sistema de luas e anéis do planeta.
A nova lua de Neptuno foi encontrada, em 1 de Julho deste ano, pelo astrónomo Mark Showalter, do Instituto SETI em Mountain View, na Califórnia, quando analisava fotos do planeta tiradas pelo telescópio Hubble. A extraordinária sensibilidade e nitidez do telescópio permitiu captar a imagem da lua na forma de um pequeno ponto branco, a cerca de 65.400 milhas de Neptuno, entre as órbitas das luas Larissa e Proteus.
S/2004 N 1 apresenta uma órbita circular que completa a cada 23 horas.
Fonte: NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário