quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Veja auroras boreais, ao vivo, na Internet

Se gosta de auroras boreais e vive em latitudes mais baixas, agora já pode observá-las, via web, todas as noites. Ontem, dia 20, à noite entrou em funcionamento o AuroraMax, da Agência Espacial do Canadá (CSA) - um observatório online que iniciou a transmissão das auroras boreais, ao vivo, pela Internet.

Aurora boreal - Fonte: wikimedia commons

 Para além de mostrar as "luzes do norte", o AuroraMax pretende explicar como se formam e informar sobre os melhores locais para vê-las, assim como fotografá-las. O site inclui, também, uma galeria de imagens e filmes das noites anteriores.
Os responsáveis da CSA esperam que, vendo a dança das luzes do norte, as pessoas se interessem, cada vez mais, pela ciência astronómica e pela relação que temos com a nossa própria estrela, o Sol.
A auroras ocorrem quando as partículas carregadas do Sol colidem com os gases da atmosfera superior da Terra . O lançamento da AuroraMAX coincide com o início da temporada das auroras no norte do Canadá, entre Agosto e Maio do ano seguinte. Além disso, o Sol está no início de um novo ciclo solar de 11 anos, em que a sua actividade vai aumentando, com o máximo solar previsto para 2013, o que deve produzir auroras mais frequentes e intensas nas zonas polares da Terra.
Mais informações aqui e aqui (em inglês)

Sem comentários: