terça-feira, 28 de setembro de 2010

O supertelescópio PS1 descobre o seu primeiro asteróide potencialmente perigoso

De acordo com uma nota divulgada pelo Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, o telescópio PS1, o Panoramic Survey Telescope & Rapid Response System ( Pan -STARRS ) descobriu o seu primeiro asteróide, que deverá estar a cerca de 6 milhões de quilómetros da Terra em meados do mês de Outubro. O objeto tem cerca de 50 metros de diâmetro e foi descoberto em imagens obtidas em 16 de Setembro, quando se encontrava a cerca de 20 milhões de quilómetros da Terra. O asteróide foi designado por "2010 ST3 ".

Asteróide 2010 ST3 (circulo verde)
Crédito: PS1SC

De acordo com os responsáveis, este objecto não atingirá a Terra num futuro imediato, no entanto, a sua descoberta mostra que o Pan-STARRS é, actualmente, o sistema mais sensível para detectar objectos potencialmente perigosos a grandes distâncias, onde não seriam descobertos por outros telescópios.
O principal objetivo do Pan -STARRS é descobrir e caracterizar os objetos que se aproximem da Terra, asteróides e cometas, que possam constituir um perigo para o nosso planeta. Ficou totalmente operacional em Junho de 2010.

Pan-STARRS, localizado no topo do vulcão extinto Haleakala, no Hawai
Crédito: Rob Ratkowski

O PS1 é o prototipo do PS4, um supertelescópio ainda mais potente, que deverá estar operacional no final da década. Espera-se descobrir estrelas, galáxias, supernovas e dezenas de milhares de novos objectos em movimento e com uma precisão suficiente para calcular correctamente as suas órbitas em torno do sol e possam ser monitorados.
Mais informações aqui e no site do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

Links relacionados:
Telescópio com a melhor câmera digital do mundo torna-se operacional
Pan-STARRS: o poderoso caçador de asteróides, cometas, supernovas e objetos variáveis está em operação

Sem comentários: